o Teatro da Crueldade foi idealizado por antonin artaud e tinha a intenção
de romper com o palco italiano e promover a encenação em palco de arena.
artaud queria fazer um Teatro plástico, onde todos os elementos que fazem parte
da encenação (cenário, figurino e etc) fossem elementos realmente significativos
(signos) e fossem usados para a transmissão de mensagens, da mesma forma
que a fala.
em relação ao que chamamos de interpretação, era necessário explorar todos os
sentidos humanos e assim, fazer com que os gestos, a expressão corporal,
o balbucio, o gemido, o olhar, a expressão facial (...) tivessem a mesma importância
do texto falado, até que não se necessitasse mais desse texto- até que se superrasse
a palavra articulada para atingir a Palavra (a totalidade da manifestação humana).
o primeiro Manifesto do Teatro da Crueldade foi escrito em 1932 e pretendia o teatro
que se fundisse à vida, um Teatro que se sentisse a todo o tempo, impregnado
na carne.
o livro "O Teatro e seu duplo", do artaud, contém o primeiro e o segundo
manifestos do Teatro da Crueldade e toda sua funcional estrutura literária e filosófica
(por mais antagônico que isso possa parecer).
(por mais antagônico que isso possa parecer).
o Teatro da Crueldade foi materializado/encenado por artaud, influenciou várias proposições estético- teatrais e ainda hoje é legado/ação para grupos de teatro, performance e artes plásticas.
(ana pedrosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário