28 de julho de 2011

RESULTADO PROGRAMA DE ARTES TRANSVERSAIS FESTIVAL TRANSBORDA 2011


 

 

Edital Artes Transversais Festival Transborda 2011

Selecionados

A comissão de Artes Tranversais do Festival Transborda 2011 divulga hoje os projetos que integrarão seu programa entre os dias 10 e 18 de setembro, na cidade de Belo Horizonte.

O programa Artes Tranversais é uma frente de ação do Festival que propõe o fomento à atividade artística, através da reunião de projetos que tenham o mote estético Artes Integradas eTransversais e se relacionem com o tema do Festival Transborda: Ocupação do Espaço Público da Cidade; e visa por meio destes contribuir para o crescimento da produção e da crítica da arte, e, principalmente, para a abertura e re-criações de espaços coletivos e democráticos no que diz respeito à execução e exibição cultural.

Foram selecionados 3 projetos, sendo 1 (um) inscrito no programa Projetos de Formação, 1 (um) inscrito no programa Intervenção Urbana e 1(um) inscrito em Projetos de Formação e também em Intervenção Urbana.

A saber, em um primeiro momento, as propostas foram analisadas e selecionadas sem o conhecimento de sua autoria ou currículo.
As vagas disponíveis não foram totalmente preenchidas pela inadequação dos projetos inscritos à proposta do edital, seguindo os critérios relacionados no mesmo:
a) Projetos que tenham abertura à transversalidade de linguagens (propostas abertas à elaboração colaborativa de intervenções);
b) trabalhos inéditos/que sejam pensados para execução no festival;
c) projetos que abordem em alguma instância a temática do festival, de ocupação dos espaços públicos;
d) originalidade, relevância conceitual, estética e cultural.

Os projetos ainda foram selecionados em três etapas:
         a) Etapa I: habilitação de projetos/ quesito conceitual (de caráter eliminatório)_ projetos  que se adequem às condições conceituais propostas por esse edital e pelo Festival Transborda;
b) Etapa II: habilitação de projetos/ quesito estrutural (de caráter eliminatório)_ projetos que se adequem às condições estruturais e logísticas desse edital e do Festival Transborda;
c) Etapa III: avaliação da comissão de seleção (de caráter classificatório)_ projetos que se adequem a critérios da curadoria do edital, seguindo condições de relevância, originalidade, abertura para as condições propostas por esse edital.

A banca de seleção foi composta por uma equipe multidisciplinar, através de profissionais qualificados em diversas áreas da cultura, tendo sua primeira etapa de seleção feita por 3 membros da comissão do Edital de Artes Transversais. A segunda etapa curatorial será feita pelo acompanhamento de 3 curadores convidados, à construção do projeto, integração com outras linguagens, processo criativo e forma de exibição.

Os selecionados foram:
Projeto Olho da Rua - Proponente: Luiz Carlos Garrocho (Belo Horizonte/MG)
Projeto Pluralismo, multiplicidade e espaço da arte – um debate que transborda teoria e prática - Proponentes: Alexandra Lopes e Luciana Gomes (Belo Horizonte/MG)
Projeto PAISAGENS INTER-URBANAS - Proponente: Eloisa Brantes (Rio de Janeiro/RJ)

Agradecemos a todos os inscritos e envolvidos neste processo.

Comissão Organizadora Artes Transversais
Coletivo Pegada + Espaço Fluxo