23 de dezembro de 2009

Hoje eu decidi falar da arquitetura, de forma livre, sem precedentes de academia e de teoria. Vou falar dessa arquitetura que a gente vive no dia a dia na cidade.

Que esta em todos os lugares, nas ruas, nas calçadas, nos prédios, nos monumentos, e que influencia diretamente no nosso humor.

É verdade. Pode parecer que eu estou exagerando, mas a seguinte vocês irão entender do que eu estou falando. Tem coisa mais agradável do que caminhar tranqüilo, por uma calçada larga, com arvores sombreando, um bom vento passando... hmmm tem?

Agora imagina o quão desagradável é, - essa vai ser fácil para os que moram em capital, passar por uma rua muito movimentada, andar em uma calçada larga porem cheia de vendedor ambulante, gente se esbarrando, o sol e o vento totalmente bloqueados pelos prédios muito altos... Ah. Já fiquei nervosa só de lembrar.

O que eu quero fazer vocês entenderem é que a arquitetura e o urbanismo são muito mais comuns na nossa vida do que podemos imaginar. Por isso devemos sim criticar. Assim como criticamos quando vemos um filme que não gostamos, ou lemos um livro que não gostamos.

As pessoas deveriam se sentir mais a vontade para criticar a arquitetura. E essa é uma dificuldade que não só os leigos têm, muito pelo contrario, os arquitetos, e principalmente os estudantes de arquitetura morrem de medo.

O fato é que a arquitetura foi colocada num pedestal uns anos atrás, e precisa rapidamente descer de lá.

A boa arquitetura devia ser disseminada por aí e cada vez mais acessível a todos.

 
 
---
Gabriela de Matos.

Nenhum comentário: