5 de setembro de 2011

Inscrições Abertas Workshop "Paisagens Inter-Urbanas"

Entre os dias 15 e 17 acontece no Espaço FLUXO o workshop “Paisagens Inter-Urbanas” do coletivo Líquida Ação do Rio de Janeiro, propõe a ação coletiva de transportar água pela cidade com baldes de plástico coloridos,  associando formação (workshop) e intervenção urbana.
O transporte coletivo da água atravessa percursos cotidianos e abre interstícios sensoriais na paisagem urbana. A água é matéria de composição das paisagens inter-urbanas que desarticulam nossa percepção cotidiana do espaço e instauram formas de sociabilidade diferenciadas da vida ordinária.

A proposta Paisagens Inter-Urbanas se insere na produção artística (pesquisa, ações, performances, vídeo, intervenções urbanas, artigos) do Coletivo Líquida Ação (RJ) formado em novembro de 2006. Atuando em espaços alternativos como piscina, praças, feiras e chafarizes, o coletivo manifesta o valor da água-vida na “era do descartável”, quando quase tudo se destina ao lixo, na economia do consumo baseada no desperdício. O valor da água como elemento vital, a velocidade do efêmero e a liquidez dos valores na sociedade de consumo, são os principais eixos da produção artística do Coletivo.

O formato workshop e intervenção urbana, proposto para o Festival Transborda, é um meio de estabelecer contato com as pessoas/moradores/artistas da cidade de Belo Horizonte a fim de compartilhar o processo de elaboração da ação coletiva. Neste sentido Paisagens Inter-Urbanas propõe subverter a percepção individualizada dos espaços urbanos cidade através da ação comum: o transporte de água em baldes de plástico coloridos e o transporte de água entre baldes. A dimensão Inter-Urbana da ação coletiva se configura nos interstícios do ritmo cotidiano que abrem espaços de sociabilidade. Paisagens Inter-Urbanas provoca uma experiência coletiva do espaço público no meio urbano, que desestabiliza os limites do individualismo como norma comportamental da vida nas cidades, onde corpos encapsulados em carros, computadores e celulares se afastam cada vez mais dos espaços públicos, considerados perigosos e inóspitos.

O workshop acontece no Espaço FLUXO, entre os dias 15 e 16 de 14h as 18h e no dia 17 de 9 as 13h, a intervenção ocorrerá no dia 18 de setembro a partir das 15h na Praça do Papa, no encerramento do festival. Inscrições gratuitas.

Clique aqui e faça a sua inscrição no Worshop Paisagens Inter-urbanas, até o dia 8 de setembro.


Sobre o Festival Transborda:

A segunda edição do Transborda – Festival de Artes Tranversais – acontece em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 18 de setembro. O evento é fruto da produção colaborativa proposta pelo Coletivo Pegada, ponto de articulação do Circuito Fora do Eixo na capital mineira. A proposta do festival esse ano é ser uma plataforma para agregar diferentes iniciativas, estimulando grupos, instituições e pessoas interessadas na conceituação e construção da programação do festival. O programa completo pode ser consultado no site www.festivaltransborda.com.br

Neste ano, o Transborda é norteado pelo tema da ocupação dos espaços públicos. O conceito carrega não só a ideia da apropriação da cidade por seus habitantes, como da democratização do acesso a bens culturais, abertura e possibilidade de circulação pela cidade e o deslocamento dos lugares privilegiados de fruição artístico-cultural.

Pensando nisso, foram eleitos como locais de ocupação os Centros Culturais Municipais, a Universidade Federal de Minas Gerais, casas de shows, espaços culturais, teatro, praças e ruas da cidade. A programação ocorre simultâneamente em vários desses espaços. Debates, oficinas, exposições, shows e intervenções urbanas compõem as atividades realizadas durante os dias do evento.