15 de outubro de 2010

poética da tradução três: poética do traduzido

poética da tradução três: poética do traduzido

"OLHAR PARALISADOR Nº 91

o olhar da cobra pára
  dispara
  paralisa o pássaro

   meu olhar
   cai de mim
   laser
   luar

meu despertar    despertar
meu amor desesperado  do meu olhar
meu mau olhado   despertador
  meu olhar
  leitor"



"PARALYZING GAZE 91



the gaze of the cobra lies
   belays
   paralyzes the bird

    my gaze
    falls away
    lunar
    laser
my awekening  to arouse
my disarming love from my alarming
my evil eye  gaze
  my gaze
  reader"

poema de leminski traduzido por charles perrone)))

12 de outubro de 2010

teatro da vertigem – o paraíso perdido

o teatro da vertigem é um grupo teatral formado em 1992  pelo encenador antônio araújo, que reuniu uma equipe vinda da formação em comunicação e/ou artes da usp. 
o grupo tornou-se o mais representativo teatro dos anos 1990, sendo 'responsável pela pesquisa e criação de espetáculos em espaços não convencionais'.
a primeira montagem do grupo foi a emblemática trilogia bíblica formada por Paraíso Perdido, 1992, de Sérgio de Carvalho; O Livro de Jó, 1995, de Luís Alberto de Abreu; e Apocalipse 1,11, 2000, de Fernando Bonassi.
Paraíso Perdido foi livremente inspirado no poema barroco de John Milton. 'A dramaturgia é desenvolvida junto aos intérpretes por Sérgio de Carvalho e, após um ano de preparo, a encenação de Araújo estréia na Igreja de Santa Ifigênia, no centro de São Paulo. Uma árdua batalha é travada nos bastidores, pois setores conservadores da comunidade religiosa não concordam que a igreja seja utilizada para um espetáculo teatral. Vencidas as resistências, afinal, a realização mostra-se bela, grandiosa, um comovente diálogo entre as figuras humanas em sua busca pela essencialidade divina.'

segundo o autor e crítico Aimar Labaki, da trilogia, Paraíso Perdido terá sido uma das peças mais resolvidas cenicamente- em termos de dramaturgia.
 

citação:  http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=cias_biografia&cd_verbete=289

site oficial: http://www.teatrodavertigem.com.br/site/index.php


A gênese da vertigem: o processo de criação de O Paraíso Perdido:  http://www.pos.eca.usp.br/index.php?q=pt-br/node/2757

recomendação:  LABAKI, Aimar. Antônio Araújo e o Teatro da Vertigem. In: TEATRO da Vertigem: trilogia bíblica. São Paulo: Publifolha, 2002. p. 23-24;30.