22 de agosto de 2011

Workshop de Cobertura Audiovisual em Tempo Real ministrado por Carou Araújo

Workshop de capacitação para as tarefas do audiovisual a serem executadas com poucos recursos e em pouco tempo. Utilizando de uma linguagem simples e até muitas vezes improvisada, ferramentas acessíveis e muita criatividade, os oficineiros serão introduzidos na arte do audiovisual mambembe, porém bem tratado. Entre pré-produção, produção e pós- produção.

A oficina se divide em dois momentos: No primeiro serão abordadas técnicas narrativas, continuidade, planos, cortes, composição, movimentos de câmera, efeitos visuais de corte, velocidade de imagem. Em um segundo momento, o oficineiro será carregado ao dia a dia de um festival, onde a informação deve chegar de maneira rápida e precisa. A cobertura colaborativa audiovisual do Pequenas Sessões 2011 ficará por conta dos oficineiros e sua responsável.
Inscrição Gratuita.

Sobre Carou Araújo: Carou Araújo é videomaker residente em Belo Horizonte/MG. Dedica seu trabalho a experimentações, sejam elas com fotografia, video ou som. Investiga baixas tecnologias e como elas podem influenciar e modificar o seu trabalho. Em 2010 participou do 2o Encuentro Sudamerica Experimental em Santiago do Chile como ministrante de uma oficina dedicada a vídeos experimentais, nesta mesma época capacitou-se na construção de instrumentos handmade, conhecidos como noises. Ainda em 2010 esteve envolvida com a direção do documentário sobre a primeira edição do Festival Transborda, realizado pelo Coletivo Pegada. Em 2011 foi convidada pela banda 4instrumental, de Sabará, para acompanhá-los em viagem à Argentina com o objetivo de cobrir a mini-tour da banda por Buenos Aires e a gravação do seu primeiro disco. Com o material captado na Argentina foi montado um documentário a ser lançado simultaneamente com o disco em julho de 2011 no Festival Escambo.

Público Alvo: Pessoas interessadas em assuntos ligados ao audiovisual
Pré-requisitos: Nenhum
Recomendação: Se possível trazer câmeras, celulares, máquinas fotográficas digitais, laptop para captura, geração e edição de imagens.

Inscreva-se!

_
Prestação de Serviço:
O quê: Workshop de Cobertura Audiovisual em Tempo Real
Onde: Rua Bueno Brandão, 259, Santa Tereza – BH
Quando: 29 e 30 de Agosto
Quanto: Inscrições Gratuitas
Horário: das 14:00 as 18:00
Carga Horária: 8 horas teóricas divididas em 2 encontros presenciais de 4 horas + cobertura do Pequenas Sessões 2011
Vagas: 10
Link para inscrição: http://bit.ly/o8oIYQ
Mais informações:
(31) 2535-2676
assessoria.fluxo@gmail.com
http://pequenassessoes.net/


Workshop de Aplicações Musicais para Dispositivos Móveis - iOS e Android ministrado por André Veloso

A oficina pretende mostrar o potencial como ferramenta de criação musical dos atuais dispositivos portáteis, celulares e tablets, rodando os sistemas operacionais iOS e Android. Devido ao grande poder de processamento e um avançado sistema operacional presente nesses dispositivos, tornou-se possível a sua utilizacão como ferramenta portátil de gravação, manipulação e produção de áudio em tempo real, recurso antes restrito apenas a computadores e hardwares dedicados. A interface gráfica sensível ao toque e a comunicação de dados sem fio presentes nesses dispositivos permite também sua utilizacão como mecanismo de interação e controle remoto de outro sistemas musicais. Será demonstrado um grande conjunto de softwares disponíveis para dispositivos iOS e Android que permitem o seu uso como ferramenta de criação musical, como também as possibilidades de interação com computadores e outros equipamentos de áudio. A oficina contará também com o aspecto prático, envolvendo os participantes na criação de uma performance musical conjunta utilizando esses dispositivos. Inscrição Gratuita.

Sobre André Veloso: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais – DCC/UFMG, Musico, Engenheiro de Som, Sound Designer. Pesquisa as tecnologias de Áudio Digital, Interação e sua aplicação em sistemas musicais.

Público Alvo: Músicos, Musicistas, Produtores musicais, DJs, Engenheiros de som, Performers, Atores. Público em geral, com interesses em tecnologia aliado à criação sonora.
Pré-requisitos: Nenhum
Recomendação: Se possível trazer dispositivos móveis - iOS e Android
Inscreva-se!

_
Prestação de Serviço:
O quê: Workshop de Aplicações Musicais para Dispositivos Móveis - iOS e Android
Onde: Rua Bueno Brandão, 259, Santa Tereza – BH
Quando: 29 e 30 de Agosto
Quanto: Inscrições Gratuitas
Horário: das 14:00 as 18:00
Carga Horária: 8 horas teóricas divididas em 2 encontros presenciais de 4 horas + performance no Pequenas Sessões 2011
Vagas: 20
Link para inscrição: http://bit.ly/pg1UpY
Mais informações:
(31) 2535-2676
assessoria.fluxo@gmail.com
http://pequenassessoes.net/



Sobre o Festival Pequenas Sessões:
           
            Pequenas Sessões é uma iniciativa das bandas Constantina e Projeto Lise que propõem encontros de experimentação e intercâmbio musical entre bandas/artistas que desenvolvem pesquisas em linguagens audiovisuais para performances musicais. Em sua 5a edição, o projeto compreenderá workshops, painéis com convidados que compartilharão experiências artísticas e 3 dias com muita boa música no Centro Cultural CentoeQuatro, localizado na região central de Belo Horizonte.