22 de abril de 2010

Questões universais na arquitetura contemporânea - ou, Estamos todos no mesmo buraco negro.

Sempre enxerguei a necessidade de se produzir uma arquitetura que fosse genuínamente brasileira.
Que não fosse só uma copia sem justificativa, do que é feito na arquitetura contemporanea mundial.
Hoje assisti a dois vídeos que dizem exatamente desta necessidade.
Necessidade de não estarmos desconectados do que acontece no mundo, mas sim, ligados ao mundo e ao nosso territorio, ao nosso povo, ao que deveria ser produzido no nosso país.

Vou passar para vocês estes dois vídeos:

O primeiro é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Grande arquiteto brasileiro! Faz parte da "Escola Paulista" de arquitetura. Tem grandiosas obras no Brasil e no mundo, dentre elas, a reforma da Pinacoteca em São Paulo. Ganhou em 2006 o Premio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.
Escutem o que ele diz com atenção. Neste vídeo ele fala principalmente de cultura, de vida, da arquitetura no meio disso tudo.






O segundo é de um jovem arquiteto chinês falando sobre o mesmo problema que vivemos no brasil: A arquitetura contemporanea sendo copiada sem criterio algum. E a necessidade de ser afirmada uma identidade arquitetônica do país. Ele fala da China mas não precisa ser dotado de muito senso crítico para entender que os problemas que ele identifica são os mesmos que podemos identificar aqui no Brasil.




Reflitam!

---
Gabriela de Matos.

3 comentários:

fluxo disse...

e não, eu não vou falar de Brasília esta semana.
tem gente demais falando por aí, não é?


Gaub de Matos.

fluxo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana pedrosa disse...

gostei quando paulo mendes falou que a cultura regional é uma experiência específica do lugar sobre questões universais. isso esclarece muito o fato da problemática das cidades ser aqui como na china.
quer dizer, são questões de uma cultura universal mesmo, por isso não se cristaliza, em essência, nenhuma cultura ou questão apenas como regional_ nossos problemas advém de um todo, pertencem à mesma natureza.