6 de janeiro de 2010

éolo, Minas Gerais, Brasil.

Se não fosse uma Ouro Preto em minas gerais, se não fosse os anos 60, se já não houvesse uma necessidade de firmar nossa identidade mineira em nossos prédios...


Eólo Maia era mineiro de Ouro Preto, e se não o mais importante, um dos mais importantes arquitetos do cenário arquitetônico pós-modernista brasileiro.
Viveu e trabalhou em Belo Horizonte, onde passou a maior parte dos seus 60 anos.
Faleceu em 2002 deixando uma lacuna no cenário da arquitetura brasileira.

Eólo tinha o dom de criar marcos e referencias na cidade, ou se preferir, sua obra se encaixa perfeitamente no conceito de imaginabilidade de Kevin Lynch, ou seja, “a capacidade que um objeto físico possui de evocar uma imagem ou sensação forte”.

Quem há de negar que nossa cultura corre no nosso sangue? Quem há de negar que temos nossas formas, paisagens e tradições estampadas em nossa personalidade?

É disso que eu quero falar. É exatamente disso que eu quero falar nessa coluna.
Da necessidade de se firmar uma arquitetura brasileira, mineira, contemporânea. E quando digo contemporânea, digo realmente CONTEMPORANEA. A tudo. A tudo o que vivemos. Digo isso porque a palavra contemporâneo virou um termo, que designa um estilo, que por sua vez não quer dizer nada. Um termo totalmente vazio para classificar obras que não possuem qualquer conceito, que são simplesmente soluções – muitas vezes, medianas de projeto.

Para mostrar as obras de Éolo, uso a classificação de suas obras de acordo com as estratégias projetuais adotas, feita pelo Arquiteto Bruno Santa Cecília.

Divirtam-se!

- a dimensão vertical

                                                          Condominio Officenter - 1989
 
 
- a expressividade plástica
 
 

Edificio Fashion Center - 1991-95



Museu de Mineralogia (Rainha da Sucata) - 1984-1992

- implantação e relação com o entorno



Centro Empresarial Raja Gabaglia 1989-1993


- a sensibilização do usuário comum




Academia Wanda Bambirra 1997-98




Neste croqui Éolo estuda o estilo de implantação das igrejas de Ouro Preto para então fazer a implantação do Centro Empresarial na Raja Gabaglia.

Espero que tenham gostado do post. E fico extremamente feliz de mostrar o trabalho deste grande arquiteto mineiro para vocês.




Gabriela de Matos.

Nenhum comentário: