12 de outubro de 2010

teatro da vertigem – o paraíso perdido

o teatro da vertigem é um grupo teatral formado em 1992  pelo encenador antônio araújo, que reuniu uma equipe vinda da formação em comunicação e/ou artes da usp. 
o grupo tornou-se o mais representativo teatro dos anos 1990, sendo 'responsável pela pesquisa e criação de espetáculos em espaços não convencionais'.
a primeira montagem do grupo foi a emblemática trilogia bíblica formada por Paraíso Perdido, 1992, de Sérgio de Carvalho; O Livro de Jó, 1995, de Luís Alberto de Abreu; e Apocalipse 1,11, 2000, de Fernando Bonassi.
Paraíso Perdido foi livremente inspirado no poema barroco de John Milton. 'A dramaturgia é desenvolvida junto aos intérpretes por Sérgio de Carvalho e, após um ano de preparo, a encenação de Araújo estréia na Igreja de Santa Ifigênia, no centro de São Paulo. Uma árdua batalha é travada nos bastidores, pois setores conservadores da comunidade religiosa não concordam que a igreja seja utilizada para um espetáculo teatral. Vencidas as resistências, afinal, a realização mostra-se bela, grandiosa, um comovente diálogo entre as figuras humanas em sua busca pela essencialidade divina.'

segundo o autor e crítico Aimar Labaki, da trilogia, Paraíso Perdido terá sido uma das peças mais resolvidas cenicamente- em termos de dramaturgia.
 

citação:  http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=cias_biografia&cd_verbete=289

site oficial: http://www.teatrodavertigem.com.br/site/index.php


A gênese da vertigem: o processo de criação de O Paraíso Perdido:  http://www.pos.eca.usp.br/index.php?q=pt-br/node/2757

recomendação:  LABAKI, Aimar. Antônio Araújo e o Teatro da Vertigem. In: TEATRO da Vertigem: trilogia bíblica. São Paulo: Publifolha, 2002. p. 23-24;30.

Nenhum comentário: