Como artista plástico recém formado, já me encontrei em algumas situações engraçadas, sei que de fato alguns de meus colegas também já passaram por algumas delas. Perguntas e comentários de todos os tipos surgem e alguns já foram motivos de boas gargalhadas – com a melhor das intenções é claro.
- Você é artista plástico? O que faz? Trabalha com plástico?
- Você é pintor? O que faz? Pinta paredes?
Algumas perguntas são realmente cômicas, mas ouvimos de tudo. As perguntas ficam um pouco mais pertinentes e complicadas conforme o conhecimento do questionador.
- Qual o seu estilo de pintura?
- Você segue algum movimento?
- Você é Impressionista? Cubista? Futurista?
Não consigo conceber Picasso falando - Bom agora vou fazer uma pintura Cubista... É claro a menos que o artista fizesse parte de algum grupo específico, ou seguísse algum manifesto que pregava algo que para ele era importante, isso obviamente influenciava o seu trabalho. Mas geralmente os rótulos sempre são colocados depois.
Mas acho que a pergunta mais difícil que me fazem é: O que é Arte Contemporânea? Bom, esta foi uma das questões sobre a qual nos debruçamos repetidamente durante os quatro anos de Escola Guignard e ainda me não sei uma resposta que me deixe completamente satisfeito. Talvez a melhor resposta seja:
- Arte Contemporânea é a arte que é feita nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário