1 de maio de 2010

Arquitetura da Destruição

Uma das coisas que mais me causa aversão é o fanatismo. De qualquer forma e de qualquer ângulo. Seguir um ideal (ou líder) cegamente, acreditar ser melhor que o outro...negar o outro, suas questões, opiniões. Você e o seu modo de vida é a única coisa correta... por falta de outra palavra me parece BURRICE.

Pensando na história o que vem a cabeça certamente é o Fascismo, ou o Nazismo.
Hitler era um grande apreciador de arte. E como em tudo mais que o homem fez, tinha grandes e específicos planos para o lugar da arte no seu estado puro.
De fato a arte era um dos alicerces dos planos do Reich. E acreditem, Sr. Adolf, apesar de ser um artista frustrado, era um grande designer.
Não podemos negar também a grandeza de seus planos. Os nazistas foram um dos primeiros a utilizar propaganda como forma de lavagem cerebral do povo (mais ou menos o que a Globo faz como o nosso país hoje em dia).

No grande documentário: Arquitetura da Destruição, podemos ter uma visão sobre os planos para a arte e para o mundo, do Estado-Nacional S.













Quando uma idéia se torna absoluta, acima de todas as outras, tem algo errado. E isso vale para arte também.

JF

Um comentário:

ana pedrosa disse...

por esse documentário enxergamos mesmo o tamanho do poder da imagem- arquitetônica ou pictórica ou...-, a persuasão da linguagem e construção de seu efeito- tudo isso pode ser humanamente abominável.

fico pensando se, proporcionalmente ao nazismo, pudesse haver tamanho projeto destinado ao que ingenuamente chamo de bem.