25 de abril de 2010

O bolão do momento (ou tarda mas não falha)

A mais nova controvérsia do mundo da arte soa aos meus ouvidos tão popularista quanto um jogão no Mineirão, ou tão sensacionalista quanto a obra que a produz, ou ainda a origem da obra, ou a origem da origem... hahaha está difícil de entender? Aí vai a obra:


"Fani dark", possui interferência de canetas coloridas feitas por visitantes do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em 2007, sobre um cartaz de publicidade para a revista “Playboy” em que Fani posa nua.

(e não, u-hu nova iguaçú não é interferência, faz parte do cartaz original)

A Obra de Vogler intitulada “Fani Dark” teve sua exposição cancelada pela assessoria da ex-BBB pois denegria a imagem da “menina”. Um “bate-bola” (em forma de comunicados a imprensa) interessante roulou entre os dois times.

TIME FANI:
“a arte precisa dialogar com as contradições e sempre tem o papel de intervir nas ações da sociedade e no cotidiano das pessoas" (OPS gol contra) “mas a prioridade é a preservação da imagem (da assessorada) que teria sido de certa maneira agredida pela obra”.

TIME VOGLER:
"a assessoria da Fani disse que o trabalho não agregava coisas boas à imagem dela, como se ela pudesse autorizar ou não a realização de uma obra de arte (...GOOOOLLLLL) quando a 'Playboy' saiu, era um cartaz atrás do outro nas ruas, com frases, desenhos, rasgos, um mundo de fantasias sobre aquela figura pública. Eu reeditei essa prática no MAC e quis legitimá-la como arte participativa.”

RESULTADO:
Então quem ganha este jogo? Bom, como aqui não conta o saldo de gols, ou ainda o bom gosto de uma arte que seja significativa sem ferir os olhos alheios o resultado é: os dois. Fani volta as páginas do UOL, como uma BBB nascida das cinzas. Vogler ganha crédito e atenção por ser a última controvérsia no mundo das artes. E não era isso que uma ex BBB e um artista plástico querem no final?

Happy Ending

JF

Nenhum comentário: