alfred jarry
1873 - 1907
francês
porque alfred jarry?
escreveu a peça precursora do teatro moderno: ubu-rei
anárquica
estreada em 1896 com desagrado e desentendido olhar público e crítico
fez poesia simbolista e romance
toda sua escritura foi a encarnação do que chamou de
patafísica: a ciência de soluções imaginárias
_ a superação da metafísica e a desconstrução do real pelo absurdo.
patafísica: a ciência de soluções imaginárias
_ a superação da metafísica e a desconstrução do real pelo absurdo.
assim:
antecipou a vanguarda surrealista, o teatro do absurdo e os movimentos antiliterários/de contra-cultura do século XX
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foi fundado, em 1948, O COLÉGIO DA PATAFÍSICA/ utópico e irônico/ de onde surgiram manifestações e práticas patafísicas dessa natureza:
o colégio, depois de um desentendimento com um editor francês chamado jean paulhan, declarou que jean paulhan nunca existiu, imprimindo cartões postais com a frase:
JEAN PAULHAN NÃO EXISTE e publicou à sociedade, levando às mãos de paulhan, para que ele soubesse e então acreditasse que, patafisicamente, nunca havia existido.
fizeram parte do colégio duchamp, miró, marx ernest, jean dubuffet, asger jorn e outros.
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também fundado, em 1926, O TEATRO ALFRED JARRY:
um espaço vanguardista, com manifestos sobre sua filosofia e um cenário turbulento de ataques ideológicos entre as idéias de antonin artaud e andré breton (que julgava o teatro alfred jarry de uma estética muito puritana, ligada a uma idéia de poesia tão puritana quanto, e a uma visão muito ingênua de um ideal do homem de teatro).
um espaço vanguardista, com manifestos sobre sua filosofia e um cenário turbulento de ataques ideológicos entre as idéias de antonin artaud e andré breton (que julgava o teatro alfred jarry de uma estética muito puritana, ligada a uma idéia de poesia tão puritana quanto, e a uma visão muito ingênua de um ideal do homem de teatro).
o teatro alfred jarry:
nós pedimos, em uma palavra, ao nosso público, uma adesão íntima, profunda.
a discrição não é coisa nossa.
a cada espetáculo montado, jogamos uma partida grave. se não estivermos decididos a tirar até o extremo as consequências de nossos princípios, estimaremos que a partida, justamente, não valerá a pena ser jogada.
o espectador que vem à nossa casa saberá que ele vem se oferecer a uma operação verdadeira onde não somente seu espírito mas seus sentidos e sua carne estão em jogo. se não estivéssemos persuadidos de atingi-lo o mais gravemente possível, nós nos consideraríamos inferiores à nossa tarefa mais absoluta.
ele deve estar de fato persuadido de que somos capazes de fazê-lo gritar.
salve, salve o ubu-rei!
3 comentários:
Então era isso!
é isso e muito mais!
gostasse?
a patafísica é uma ciência aplicável e inclusive faremos cada dia mais uso dela. a persuasão da palavra pode mudar grandes realidades.
salve a patafísica!
concordo com você, ana.
acho que a patafísica deveria ser aplicada sim.
estamos cheios de personagens como esse jean paulhan, esperando para serem vítimas da patafísica.
hahaha
gaub de matos.
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