6 de março de 2010

À vida

Hoje falarei sobre algo que está bastante ligado à arte. A vida.

Perdi uma grande amiga hoje, fiquei atordoado. Corri para procurar passagens, não conseguia acreditar. Não dormi à noite, pensando, esperando para poder me despedir dela. Aprendi com o tempo que rituais tem sua importância.

Finalmente consegui pegar o avião que me levaria à Vitória. O céu estava cinzento, diziam que nosso aeroporto de destino estava fechado pelo mal tempo. Mesmo assim decolamos, e quando tomamos altitude suficiente foi como um grande peixe emergindo de águas escuras para um grande mar branco. Acima das nuvens estava tudo tão claro e calmo, senti uma grande paz. E pensei que não existia nenhum problema na face da terra que não pudéssemos resolver, basta não desistir.

Infelizmente abaixo dessas nuvens um temporal caía sobre Vitória e não foi possível me despedir da minha querida. Não sei porque as coisas acontecem, mas as vezes não temos controle sobre nada, e simplesmente temos que aceitar.

A arte foi criada para se comunicar, para expressar, e ou realizar ritos sagrados, deixar gravado algo que extrapola o nível de consciência humana. Mas também a beleza das artes serve para acalentar os corações e trazer recordações. Assim quando vemos algo belo, sentimos serenidade, quando ouvimos uma música que nos agrada, nosso coração ascende, lembrando de uma época boa. Acredito ser esta a verdadeira importância da arte.

Cheguei em casa e coloquei um cd velho, que escutávamos juntos quando íamos para as cachoeiras de Matilde, e dormi.
 
JFBrittes

3 comentários:

Rogério Brittes disse...

bonito, isso. te amo, joão.

Anônimo disse...

Lindo e verdadeiro
guto

Anônimo disse...

emocionante!