16 de dezembro de 2009

Preservação -> Conservação -> Novo Uso

Houve uma época em que os edifícios antigos eram modificados para tornar suas aparências modernas encobrindo o fato de que eles eram realmente velhos.
Com exceção das antiguidades reconhecidas por especialistas, o restante era tratado como algo usado, de segunda mão e fora de moda.
Estas modificações hoje são mínimas, levando em consideração que o edifício não pode perder suas características, e atentando cada vez mais ao fato de que estes edifícios possuem importância econômica, cenográfica ou sentimental.
Considerar a reabilitação do edifício ao invés da demolição ou abandono, é favorável a cidade, e é a maneira mais inteligente de manter o edifício conservado.
No Brasil hoje, temos vários bons exemplos de intervenções feitas em patrimônios históricos que são bem sucedidas.
Aqui em Belo Horizonte teremos se não a maior, a mais concentrada, intervenção em vários patrimônios históricos de uma só vez na cidade. É a construção do Circuito Cultural da Praça da liberdade.
Convido vocês a darem uma olhada nos projetos das antigas secretarias que estão neste site http://www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br/projeto-conheca.php




Praça da Liberdade, Belo Horizonte, MG




Imagem retirada do site: http://www.anarkaos.wordpress.com/


                                                                                                                             Gabriela de Matos.

Nenhum comentário: