1 de agosto de 2010

POR um poema em cada árvore

Hoje escreverei uma breve matéria impulsionada por uma ação muito simples, mas que se demonstra de grande importância, se pensada entre outras coisas, como uma ação que infelizmente se caracteriza como rara. A criação de espaços expositivos não explorados e sobretudo outrora não pensados para as práticas artísticas, é um tema muitíssimo discutido em todos os setores e circuitos culturais contemporâneos. Existe contudo, uma disparidade crescente com relação ao desenvolvimento expositivo de algumas linguagens, se comparadas a outras que ocupam semelhante grau de importância para o panorama da cultura brasileira. Portanto, gostaria de chamar a atenção pra que haja uma concentração maior de ENERGIA para a movimentação do circuito literário. Deixo com vocês, as informações sobre a dita ação, a partir das palavras do idealizador Marcelo Rocha:

1 - Qual o nome do evento e em que consiste esta ação?
UM POEMA EM CADA ÁRVORE. 

2 - Quem são os envolvidos que se encubem em realizá-la?
O projeto é realizado pelo Instituto Psia, um empreendimento cultural idealizado e coordenado por mim.

3 - O que te  impulsiona a querer promover a literatura desta forma?
Proporcionar um relacionamento do poema com o espaço público, no intuito de que todos saiam ganhando: o poeta, as pessoas que freqüentam o lugar, a paisagem e a poesia. Mostrar a cara do poema num espaço que até então não foi mostrada.

4 - O que pretende com esta ação?
O projeto é uma ação comprometida com a construção de alternativas que proporcione à população o acesso gratuito à produção literária independente e proporcione aos poetas um contato com novos públicos. Através de uma intervenção com o espaço público busca-se chamar à atenção pra necessidade de se pensar e promover ações culturais que façam uso de forma criativa e eficaz dos recursos disponíveis. Mostrar que através da colaboração, da troca de idéias e informações e, acima de tudo, através da melhor forma possível de utilização dos recursos disponíveis é possível vencer as dificuldades e construir um trabalho cultural sustentável.

5 - Desenhe o mapa literário de onde acontece a ação:
 PERDI O MAPA NO CAMINHO RSRS

6 - Como funciona o processo seletivo para esta ação?
Os poemas são de poetas que se identificaram com o conceito do projeto e se dispuseram a divulgar suas obras no formato proposto. Por acreditarem que folhas de papel com poemas impressos, penduradas em árvores ao redor da lagoa do bairro Morada do Vale é uma ação que fortalece a literatura e a cultura encaminharam textos de suas autorias ao meu email e são todos agora agentes colaboradores do UM POEMA EM CADA ÁRVORE. Os poetas colaboradores desta primeira edição do projeto são: Dener Prince, Mariana de Matos, Roberto César Ribeiro Chaves, Willian Figueiredo, Felipe A. e eu, Marcelo Rocha.

7 - Há pretensão para dar continuidade a este evento?
Sim. A intenção é que a intervenção poética aconteça sempre na primeira semana de cada mês.




____________________________________________________________________
Para que as pessoas possam se manifestar e procurar saber mais a respeito desta organização e outros eventos culturais, os contatos são:


(marédematos)

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela ideia a de uma paragem na natureza para dar uma voz à paisagem que para tanta gente é invisível.
Felicito-o Marcelo Rocha
Joana Ruas