5 de maio de 2010

Os vazios industriais e suas necessidades de serem ocupados.

Hoje vou falar para vocês de um conceito teórico francês, ainda pouco difundido, chamado de “Friches Industrielles” e “Friches Urbaines”, vinculados ao planejamento urbano. Não possuímos em nossa língua designação para este fenômeno que acontece hoje em dia em várias cidades do mundo.

O conceito surgiu para discutir alterações econômicas num determinado espaço, como o aparecimento de ruínas e vazios industriais.

Foi o geógrafo Jean Labasse, em 1966, um dos primeiros autores a introduzir o conceito de vazios sociais, “friches sociales”, associado aos conceitos de “ciclos industriais”, e de “descentralização industrial”.

Pela definição do Service Technque de l´Urbanisme(STU), o conceito “friches”, mais precisamente de “friches industrielles”, é utilizado para designar “um espaço, construído ou não, desocupado ou muito sem utilização; antes ocupado por atividades industriais ou outras atividades ligadas à indústria. A reinserção deste espaço no mercado imobiliário, independente do seu uso, implicará num novo planejamento, salvo a utilização precária ou provisória”

As ações públicas podem ser simples porém muito importantes para a “reconquista” do espaço.

Para uma reutilização das friches, necessita-se no entanto, de estudos de urbanismo, mas uma política polivante é uma forma coerente de reconquista destes espaços.

Rietbergen(1989) fala da importância da “preservação dos monumentos industriais”. Ele cita os Países Baixos e Grã Bretanha como pioneiros neste tipo de “arqueologia industrial”. Para ele, a reutilização de construções industriais é uma medida de conservação mais concreta que a proteção oficial por aspectos culturais e históricos ou a restauração destes bens.

As seguintes possibilidades também podem ser consideradas, segundo o autor: o edifício pode ser restaurado recobrando seu estado originais; pode-se dar prioridade aos aspectos arquitetônicos, conservando os desenvolvimentos sucessivos ou, pode-se adotar um enfoque pragmático com uma adaptação moderna que leve em conta a construção original.

Os efeitos decorrentes da degradação urbana ligados às friches - efeitos visuais, espaciais, econômicos, sociais, culturais, contribuem negativamente para a paisagem urbana.

Concluímos que, a revitalização destas áreas pode tanto remediar uma seriede carências urbanas, quanto contribuir para a preservação das identidades locais, ao mesmo tempo que se modifica o tecido urbano.

 
 
Antiga Usina de Cana de Açúcar - Gov. Valadares - MG


Antiga Fábrica de soda cáustica - São Gonçalo - RJ


Antiga Fábrica Hoje depósito de papéis - São Gonçalo - RJ
 
 
---
Gabriela de Matos.

Nenhum comentário: