24 de setembro de 2010

o desconhecido quatro

[caranguejúnior] > poeta do tietê

O SERTÃO VAI VIRAR SÃO PAULO E SÃO PAULO VAI
VIRAR SERTÃO
)))))))))))))) ((((((((((((((

Dias SECOS))) SECOS))) SECOS))))))

Ar SECO))) SECO))) SECO))))))

Povo SECO))) SECO))) SECO)))

Olhar SECO))) SECO))) SECO)))))

Lábios SECOS))) SECOS))) SECOS)))

Boca SECA SECA SECA

Garganta SECA SECA SECA

E eu reverberando )))) poesias de concreto.

23 de setembro de 2010

o filme de samuel beckett





[Filme, de 1965, é um experimento teatral e filosófico que questiona os princípios da percepção a partir do olho humano e do olho da câmera; é também o único filme no qual Samuel Beckett participou escrevendo o roteiro e supervisionando as filmagens dirigidas por Allan Schneider e com a atuação de Buster Keaton. Samuel Beckett partiu dos princípios da filosofia do também irlandês George Berkeley sobre a percepção: Ser é ser percebido. Pode-se conceber três momentos do esquema perceptivo proposto por Beckett: um primeiro em que o ser a ser percebido se encontra em cena externa, o que o expõe diante do outro; um segundo momento em que ele está dentro de um ambiente fechado com apenas uma janela que permitiria a percepção externa deste ser, além do olhar animal (gato, cachorro, papagaio e peixe), do próprio espelho e de sua memória fotográfica; e um terceiro momento quando a câmera se aproveita do fechar de olhos do personagem para se dirigir a ele. É um momento especial pois, atônito, ele se depara consigo mesmo, ou seja, revela-se percepção dupla de si diante do outro.]

Lina Bo Bardi, SP, Brasil.

Quando eu já tinha desistido de escrever meu post dessa semana, por estar fora de casa, por estar sem tempo e etc. Me deparo com essa situação: ímpossível vir a São Paulo e não falar de Lina Bo Bardi.
Ontem me enchi de graça ao retornar ao Sesc Pompéia. E como sei que muitos de vocês não sabem da arquiteta por trás daquele projeto grandioso, e por trás de tantos outros.
Apresento pra vocês um documentário sobre a vida de Lina.
Lindo de ver!
Se deliciem:





Obs:
O documentário se não me engano, vai ate a Parte 6.
O link para continuar assistindo: http://www.youtube.com/watch?v=JTEAdex1MOE&feature=related






---
Gaub de Matos.

20 de setembro de 2010

gravura_ I

 a voz da gravura e algumas de suas adjacências para que você se aproxime:

----
para definir se o avesso é meu desejo
se ser matriz é apenas meu transporte
se nunca será entregue a mãe o direito de encenar
para entender o que quer a arte com a geometria
de me enquadrar onde o que existe é molde
para saber quando poderei estrapolar a margem
pular a cerca da casa que há séculos me habita
quando o que quero é vida cigana
para desvendar a álgebra
e destituir o poder que me numera messe estado
e não lê meu efeito de indivíduo
para subverter minha língua
para me sorver espírito

----

desejo descravar meus pés de uma língua traqueostômica constipada
que outrora quis me prender no papel
de me acidentar como desenho

----

gravura é como bethânia
uma leoa faminta
preciosidade para grandes colecionadores

----

mangue é uma palavra
que o aurélio não reconhece
não diz respeito à biologia

o mangue é o exílio originário da arte
onde ficam escondidas todas as palavras
que querem dizer manifestação

o mangue causa fala acima de sua vegetação

a gravura está na pata do carangueijo
que encrava fere e não cala

----

porque eu sou uma palavra cansada de ser pedra
a cicatriz
a língua
tudo que se faz salto de não prender a verso à arte
tudo que se dá santa a guerra de voar por ela

---

In: PEDROSA, Ana. Tratado da Gravura. Trabalho de Conclusão de Curso. Escola Guignard, UEMG. 2009.